Embora muitas pessoas achem que a religião na Coreia do Norte, especialmente o Cristianismo, seja proibida ou seguidores de alguma fé sejam perseguidos, aprisionados ou executados, a verdade é que a liberdade de prática de fé é totalmente legal e garantida constitucionalmente.
O artigo 68 do capítulo 5 da Constituição da República Popular Democrática da Coreia assegura:
“O cidadão tem liberdade de crença religiosa. Esse direito é garantido com a permissão de construir edifícios e celebrar cerimônias com fins religiosos. (…)”
O mesmo artigo, em seguida, porém, adverte algo importante:
“(…) Não se pode aproveitar a religião para introduzir forças estrangeiras ou perturbar a ordem estatal e social.”
Dessa forma, não se permite de forma alguma que a religião seja usada como meio de exploração monetária das pessoas nem como instrumento de intervenção estrangeira nos assuntos internos do país sobre os quais somente o próprio povo coreano tem autoridade para decidir.
Além disso, o artigo 66, no mesmo capítulo, ainda ressalta:
“Todo cidadão maior de 17 anos tem direito de eleger e ser eleito, sem distinção de sexo, nacionalidade, profissão, prazo de residência, propriedade, instrução, filiação partidária, ponto de vista político e CRENÇA RELIGIOSA. (…)”
As imagens desse artigo trazem algumas fotografias de igrejas cristãs na Coreia do Norte.
Algumas retratam uma missa em andamento na Catedral Changchung, no bairro de Songyo-guyok, nos arredores da cidade de Pyongyang. Essa igreja católica, originalmente, foi construída no século XIX, porém foi totalmente destruída por um bombardeio americano durante a Guerra da Coreia (Guerra de Libertação da Pátria) em 1950. Em 1988 ela foi reconstruída com doações dos fiéis copiando o estilo original. Hoje ela é a sede da Diocese de Pyongyang, que foi estabelecida em 1962.


Em algumas fotos, pode-se ver também a Catedral Católica Ortodoxa da Santíssima Trindade, administrada pela comunidade da igreja ortodoxa na Coreia. Ela começou a ser construída em 2003 e em 2006 foi aberta ao público. Ela está localizada no bairro Jongbaek-dong, distrito de Rangrang.
Também está retratada a Igreja Pongsu, igreja cristã protestante, erigida em 1988 e realocada em uma nova construção, maior e com capacidade para 1.200 pessoas, em 2008.

Outra igreja presente nas imagens é a igreja evangélica Chilgol, fundada em 1899 e também destruída durante a guerra, em 1950, sendo reconstruída na década de 1980.

Outro grande mito sobre o cristianismo na Coreia do Norte é que pessoas que são pegas portando bíblias são fuziladas ou enviadas para a prisão. Essa é outra mentira. Bíblias não são livros proibidos na Coreia do Norte e são impressas com normalidade no país, sendo distribuídas nas igrejas para a realização dos serviços religiosos. No nosso post temos fotos de algumas delas.

Diferente da ideia que temos, bíblias não são proibidas na Coreia do Norte e qualquer um pode circular livremente com elas.
A maioria do povo norte-coreano, entretanto, não professa nenhuma fé e os que possuem religião, em sua maioria, são chondoístas, budistas ou adeptos de filosofias e religiões milenares tradicionais da Coreia e Ásia. A Coreia é uma nação milenar com mais de 5.000 anos de História e sua civilização foi construída com alicerces totalmente diferentes do Ocidente e não gostar do fato de que não há em cada esquina coreana uma igreja cristã é etnocentrismo e não faz qualquer sentido.
Logo, o número de cristãos é um pouco baixo, o que não significa, claro, que não existam.
Vale citar que muitas das vezes uma das raras oportunidades de norte e sul-coreanos se verem por um período extenso são durante as visitas de chefes religiosos cristãos da Coreia do Sul à igrejas norte-coreanas. Muitas caravanas de fiéis sul-coreanos também visitam a Coreia do Norte para rever antigos familiares (que ficaram divididos no outro Estado após a partilha da Coreia). Essas pessoas advogam pela causa da Reunificação da Coreia e são muito criticadas na Coreia do Sul, que não costuma tolerar com boas vistas relações, sejas elas quais forem, com os norte-coreanos.


Na primeira foto, ele se encontra com Kim Yong Nam, na época o chefe-de-Estado da Coreia do Norte e membro do Presidium da Assembleia Popular Suprema.
Abaixo, o oficial oferece um serviço religioso.
Portanto, as notícias, muitas vezes absurdas – e que chegam a relatar execuções públicas com rolos compressores -, não passam de falsificações, boatos, fake news e ações de mau gosto que buscam distorcer a imagem da Coreia do Norte como um ‘inferno na Terra’.
VÍDEOS
A seguir, a indicação de alguns vídeos sobre o tema:
1. Vídeo de um turista que visitou a igreja católica e a filmou por dentro na Páscoa de 1988, ano de reinauguração do templo:
2. Culto evangélico completo realizado na Igreja Chilgol, Coreia do Norte:
3. Entrevista do autor, Presidente do Centro de Estudos da Política Songun do Brasil, explica sobre a questão religiosa na Coreia do Norte:
4. Entrevista que um fotógrafo estrangeiro fez com um dos responsáveis da catedral católica de Pyongyang:
5. Vídeo de uma equipe de TV sul-coreana que visitou a igreja em 2002 e gravou um pequeno documentário com muitas imagens da missa:
* Leitura complementar indicada: Álbum fotográfico da página “O Outro Lado da Coreia do Norte”
___________
REFERÊNCIAS:
1. De Pyongyang a la Habana: “¿Persecución de cristianos en Corea del Norte? Disponível em: https://depyongyangalahabana.blogspot.com/2013/06/persecucion-de-cristianos-en-corea-del.html
2. Fórum – LiveJournal: “CHANGCHUN КАФЕДРАЛЬНЫЙ СОБОР РИМСКО_КАТОЛИЧЕСКОЙ ЦЕРКВИ В ПХЕНЬЯНЕ”. Disponível em: https://remch-ch.livejournal.com/263104.html
3. Naenara: “Pongsu Church”. Disponível em: http://www.naenara.com.kp/en/society/?life+1+397
4. Naenara: “Jangchung Catholic Church”. Disponível em: http://www.naenara.com.kp/en/society/?life+1+337
_________________
Lucas Rubio
Presidente do Centro de Estudos da Política Songun – Brasil


Muito bom site! Muitas pessoas espalham muitas Fake News sobre a Coreia do Norte. O artigo esclareceu muitas dúvidas sobre a religião. Parabéns!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ou seja,
Só é “fake news” se for site falando contra a sua ideologia,
Agora se for sites de bajuladores de ditadura comunista aí é só “fact check” né ?
Kkkkkkkkk
N é q as pessoas espalham “fake news” sobre a coreia do norte,
É q em todo lugar do mundo existem denominações religiosas ligadas ao Vaticano pois o poder romano está acima dos banqueiros “judeus” (khazares) sionistas (q são apenas fantoches q prestam serviços bancários pra o Vaticano e os nobres reais da linguagem sanguínea “papal”),
E logo então este msm poder romano tbm está acima das supremas cortes, presidentes e etc das Nações das quais eles msm puseram ditadores pra governar e reprimir somente aqueles q n coadunar integralmente com sua agenda,
Tipo, os países comunistas em geral tiveram financiamento de banqueiros do Vaticano q fazem parte dos grupos de ativos da blackrock(ex: shiff da khun loeb, warburg da Alemanha e rothshild da city de Londres),
A coreia do norte foi criada pela urss(criação sionista do Vaticano com apoio de forças da ordem dos jesuítas),
Nos países da América latina como cuba, Nicarágua,Venezuela e etc os presidentes de extrema esquerda do forum de são paulo q chegaram ao poder tiveram apoio dos bispos da teologia da libertação dos jesuítas (deep state do Vaticano),
Logo o problema deles são com os VERDADEIROS crentes natsaryn(nazarenistas) e conservadores,
Se for um crente(católico de preferência) manso e leniente com os crimes comunistas (como é o caso dos católicos petistas do Brasil), então a liberdade deles é garantida .
CurtirCurtir
Boa tarde amigo, a matéria em algum momento concluiu o que disse a respeito das fake news, mas essas fake news podem ser rastreadas, e assim você vê que a origem dessas notícias são baseadas em mentiras, por isso se chamam fake news, no caso da matéria foi apresentado diversos argumentos, citações da constituição da RPDC, vídeos, fotos, exemplos do exercício da fé cristã no país, e isso sem falar das referências postadas ao fim do texto, tudo isso refuta a ideia de que os cristãos são perseguidos na RPDC, e apenas isso que o texto conclui, os cidadãos norte coreanos tem o livre direito de praticar a fé cristã!
CurtirCurtir
Tá fumando droga, colega? Diferente dos sites contra a RDPC, que não mostram evidências do próprio povoado, apenas de boatos e pessoas de seu próprio país que foram “repreendidos” lá, aqui eles mostram vídeos de lá de dentro, com os nomes dos jornalistas, páginas oficiais, constituição do país e etc. Diferente de sites que censuram o nome por “Segurança pública” ou nem demonstram vídeos.
obs: URSS do Vaticano foi de fuderkkkkkkkkkkkk
CurtirCurtir
Tua lógica é: se não está de acordo com a narrativa ocidental que eu consumi bovinamente, então é falso.
CurtirCurtir