No dia 13 de setembro de 2019 foi realizada a atividade «A História do Socialismo e da Revolução na Coreia do Norte» na cidade de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. O evento contou com a participação de Lucas Rubio, Presidente do Centro de Estudos da Política Songun do Brasil.

A atividade aconteceu na Concha Acústica da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, a UFMS, e foi realizada com o apoio do PSOL-MS. Na plateia, esteve presente também membros da juventude do PSOL e do PCB.
Foi apresentado para o público a história da Coreia, desde sua fundação há 5.000 anos, passando pelo processo de revolução anti-colonial liderado pelo General Kim Il Sung, a Guerra da Coreia contra o imperialismo americano e a construção do socialismo ao estilo Juche. Foi explicada também a liderança revolucionária do Dirigente Kim Jong Il baseada na Política Songun de valorização militar e a conquista do grande poderio bélico sob a liderança do Marechal Kim Jong Un.
Foi evocado o 71º aniversário de fundação da República Popular Democrática da Coreia.
Ao fim, foram respondidas várias perguntas sobre o funcionamento interno do país, aspectos culturais, curiosidades e posições históricas e internacionais da Coreia.
O evento, primeiro do tipo na capital sul mato-grossense, foi uma oportunidade de difusão dos ideais revolucionários dos povos do mundo para a região brasileira e também uma afirmação de apoio, por parte da juventude, à heroica luta do povo coreano.
No fim, alguns participantes se fotografaram com a bandeira nacional do Brasil e da Coreia Socialista, registrando historicamente o primeiro ato público de solidariedade do MS à RPDC.