Coreia Popular realiza impressionante teste de novos mísseis nucleares estratégicos de cruzeiro

Nesta sexta-feira (24), a Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA) fez pública uma ampla reportagem na qual são revelados detalhes de um exercício militar duplo realizado sob a supervisão de Kim Jong Un entre os dias 21 e 23 de março.

Foi noticiado que no dia 22 de março de 2023 foram testadas 4 unidades de dois novos tipos mísseis nucleares estratégicos de cruzeiro nomeados como “Hwasal-1” e “Hwasal-2”. Em tais mísseis, foi alocada uma ogiva que simula uma arma nuclear que pode ser carregada no novo armamento. Ainda segundo a reportagem, o exercício militar tinha como objetivo também treinar a prontidão, rapidez e habilidade de manejo da operação por parte das tropas do Exército Popular da Coreia responsáveis por estes armamentos.

Os testes ocorreram um dia após o lançamento do drone submarino nuclear chamado “Haeil“.

Os mísseis de cruzeiro estratégico foram mostrados em operação em impressionantes imagens divulgadas pela TV estatal voando em alta velocidade em trajetórias irregulares de baixa altitude após serem lançados por caminhões transportadores.

As informações técnicas dos testes dão conta que:

“Os 2 mísseis de cruzeiro estratégicos do tipo “Hwasal-1” e os 2 outros do tipo “Hwasal-2″, lançados no bairro Jakdo do distrito de Hunnam da cidade de Hamhung da província de Hamgyong do Sul, navegaram por aproximadamente 2 e 3 horas, respectivamente, pela órbita elíptica e em forma de número 8, e acertaram os alvos nas distâncias de 1500km e 1800km no Mar Leste da Coreia.”

A explosão de algumas das ogivas ocorreu a 600 metros de altura dos alvos.

Além disso, o teste comprovou a integridade dos mecanismos de controle de explosão nuclear e a alta performance da navegação de cruzeiro dos mísseis.

Os voos realizados pelos mísseis e suas detonações sobre os alvos não representaram nenhum risco ou perigo real para os países vizinhos, tendo sido realizados de modo previamente organizado.

Contexto

O teste dos sofisticados mísseis acontece em meio a uma tensão histórica na Península Coreana inflamada pelos exercícios militares conjuntos dos EUA e da Coreia do Sul que simulam uma invasão e ocupação do território da RPDC.

A nota de imprensa da KCNA destaca:

“O intento de guerra anti-RPDC das forças hostis, que toma como premissas a mobilização de enormes meios estratégicos nucleares, as forças de seu cumprimento e a especialidade do caráter de guerra, nos apresentam indispensavelmente a preparação de todo o exército para a guerra total e o primordial fortalecimento quantitativo e qualitativo das forças armadas nucleares.”

Após os testes, Kim Jong Un, segundo a reportagem:

“Condenou os EUA, que fomentam a imprudência e ousadia dos traidores fantoches, falando da promessa de defesa de seu aliado e recorrendo com frenesi às manobras militares, que pioram mais a situação regional sob os pretextos variados de fortalecimento da aliança, e os incita às ações atrevidas, e destacou a necessidade de ações ofensivas para dar aos inimigos, que ampliam a periculosidade com suas sujas loucuras, uma compreensão de nossa ilimitada capacidade de dissuasão de guerra nuclear que se centuplica mais rapidamente. (…) Representando o PTC e o governo da RPDC, ele mais uma vez alertou os inimigos sobre a cessação dos imprudentes alvoroços militares anti-RPDC.”

Via KCNA com tradução de PortalRPDC.


CEPS-BR

Um comentário em “Coreia Popular realiza impressionante teste de novos mísseis nucleares estratégicos de cruzeiro

Deixe um comentário