No dia 27 de março de 2023, segundo a Agência Central da Notícias da Coreia KCNA, Kim Jong Un realizou uma visita ao Instituto de Armas Nucleares da RPDC, onde orientou a montagem de ogivas nucleares em mísseis balísticos e falou sobre o sistema computacional “Haekbangashoe”, responsável pelo lançamento de possível ataque nuclear.



Foi também noticiado que outras autoridades estiveram presentes e foram apresentados a Kim Jong Un relatórios da situação do arsenal nuclear atualizado e aumentado em quantidade nos últimos anos. Segundo a nota da KCNA, Kim Jong Un tomou conhecimento acerca da “aplicação das armas nucleares e de sua operação, especificações técnicas de novas armas nucleares táticas segundo os alvos de golpe, características estruturais e de funcionamento e sua compatibilidade com distintos sistemas de armamento, etc.”





Além disso, foram revistos os sistemas protocolares de ordem de ataque nuclear em caso de guerra real. A reportagem ainda cita um sistema de cálculos por computadores baseado em TI (Tecnologia da Informação) chamado de “Haekbangashoe”, responsável por operar o lançamento coordenado das ogivas norte-coreanas em caso de necessidade.
Em suas falas, o líder coreano destacou que “Não teremos que usar a arma nuclear quando estivermos perfeitamente preparados para usá-la quando quisermos e em qualquer lugar”. Além disso, Kim Jong Un incentivou a continuidade e expansão da produção de materiais radioativos para fabricação de armas nucleares e ainda falou em “aumentar exponencialmente o arsenal atômico”.
(Via KCNA, versão em inglês)
CEPS-BR