“Tsunami radioativo”: Coreia do Norte choca mundo ao revelar drone nuclear submarino

Nesta sexta-feira (24), a Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA) fez pública uma ampla reportagem na qual são revelados detalhes de um exercício militar duplo realizado sob a supervisão de Kim Jong Un entre os dias 21 e 23 de março.

Na ocasião, foram testados 4 unidades de dois novos tipos mísseis estratégicos de cruzeiro nomeados como “Hwasal-1” e “Hwasal-2”. Imagens também divulgadas pela KCNA mostram tais mísseis voando em baixa altitude em trajetórias furtivas de alta velocidade.

Também foi testado um novo tipo de arma, caracterizada como um drone submarino nuclear chamado “Haeil“. Sobre isso, a reportagem cita que o armamento estava sendo desenvolvido desde 2012 pelo Instituto de Pesquisa de Ciências da Defesa Nacional da RPDC, ligado ao Exército Popular, e chegou a ser previamente apresentado ao Governo de Kim Jong Un durante a Exposição do Desenvolvimento da Defesa Nacional “Autodefesa-2021”, em outubro de 2021.

Kim Jong Un aparece ao lado de cientistas e militares em galpão com arsenal nuclear que inclui um novo drone submarino.

O armamento, até então secreto, teve dispositivos testados em 50 ocasiões durante os últimos dois anos; Kim Jong Un conduziu 29 dos testes.

Segundo a matéria:

“A missão da arma estratégica nuclear subaquática é se infiltrar furtivamente nas águas operacionais e fazer um tsunami radioativo em grande escala por meio de explosão subaquática para destruir grupos navais e portos operacionais principais do inimigo. Este armamento pode ser lançado em qualquer costa, porto ou navio.”

O recente teste aconteceu no dia 21 de março de 2023 na costa do condado de Riwon (província de Hamgyong do Sul). O drone submarino nuclear navegou em círculos e em forma do número 8 no Mar Leste da Coreia por impressionantes 59 horas e 12 minutos até atingir um alvo fixado na baía de Hongwon, simulando então um porto inimigo, explodindo uma ogiva simulada nuclear de teste em profundidade.

O teste não representou nenhum risco ou prejuízo para os países vizinhos, tendo sido realizado em uma área segura previamente preparada.

O tom da reportagem evidencia a posição defensiva da Coreia em relação aos recentes exercícios militares conjuntos dos EUA e da Coreia do Sul que visam exercitar uma possível invasão e ocupação do território da RPDC.

“Os exercícios de guerra anti-RPDC e a postura conflituosa dos EUA e dos traidores fantoches sul-coreanos de caráter intencional, persistente e provocativo levaram à beira irrecuperável a situação militar e política da Península Coreana. (…) Tal situação severa e desafiante à segurança estatal exige-nos dispor e centuplicar por todos os meios a capacidade de dissuasão de guerra mais poderosa, ou seja, a de ataque nuclear multilateral e ofensivo mais avançado, que possa apoiar com firmeza a construção pacífica do Estado socialista e, com seu poderio espantoso, prevenir a guerra e garantir a paz e a prosperidade.”

Além disso, Kim Jong Un declarou ao fim do teste: “Faremos categórico enfrentamento, até o fim, de maneira mais esmagadora e mais ofensiva, às imprudentes e recrudescentes manobras militares dos EUA e das autoridades da Coreia do sul, que menosprezaram nossa paciência e advertência”.

Via KCNA com tradução de PortalRPDC.


CEPS-BR

Um comentário em ““Tsunami radioativo”: Coreia do Norte choca mundo ao revelar drone nuclear submarino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s