Em 17 de março de 1949, em Moscou, durante a primeira visita oficial do Presidente do jovem Estado coreano Kim Il Sung, foi assinado o Acordo de Cooperação Econômica e Cultural entre a URSS e a RPDC.
Assim, pela primeira vez na longa história da Coreia, era concluída a assinatura de um documento com uma potência estrangeira com base nos princípios de igualdade, respeito mútuo e benefício mútuo.
Isso se mostra nas disposições fundamentais do acordo, como a assistência técnica e financeira da União Soviética para a República Popular Democrática da Coreia e o plano de construção de mais de 90 empresas de indústrias civis, que lançaram as bases econômicas do jovem Estado soberano e socialista.
Foram enviados para a URSS milhares de cidadãos da Coreia Popular, dos quais mais de 20 mil se formaram em especialistas treinados em vários campos da ciência, tecnologia, cultura, educação e assuntos militares.
Falando em um comício popular em Pyongyang por ocasião do retorno da delegação coreana de Moscou, Kim Il Sung disse em particular:
“Nossa delegação retornou à sua terra natal, encerrando com sucesso as negociações sobre cooperação econômica e cultural entre a União Soviética e nosso país. (…) Temos todas as oportunidades para eliminar deficiências técnicas, treinar pessoal técnico e desenvolver ciência, arte e cultura. Esses acordos abrem uma nova página na história de nossa nação, fortalecem a posição internacional de nossa República e oferecem inúmeras perspectivas de prosperidade e desenvolvimento para nossa República recém-nascida. Viva a amizade entre os povos coreano e soviético!”

Assista a um vídeo da TV soviética noticiando a visita do Presidente Kim Il Sung: