8 de fevereiro: aniversário do Exército Popular da Coreia

O dia 8 de fevereiro de 1948 marcou a formalização do Exército Popular da Coreia (EPC) como forças armadas revolucionárias.

O EPC nasceu do Exército Popular Revolucionário da Coreia, força militar e política que liderou a luta contra o Japão entre 1932 e 1945 e foi formado pelo General Kim Il Sung. Em agosto de 1945, junto do Exército Vermelho Soviético, o Exército Popular Revolucionário expulsou o Japão da Península Coreana e entre 1945 e 1948 funcionou como força de defesa dos Comitês Populares, órgãos de Poder Popular formados no Norte da Coreia pelos comunistas (o sul estava – e ainda está! – sob ocupação dos EUA em regime marcial).

Nos anos de 1950 e 1953, o já renomeado Exército Popular da Coreia travou sua mais difícil luta na Guerra de Libertação da Pátria, guerreando contra os EUA, que provocaram um conflito aberto na Coreia visando destruir a recentemente fundada República Popular Democrática da Coreia. Em julho de 1953, o EPC impôs um armistício ao Exército dos EUA, numa movimentação considerada uma vitória para o povo coreano.

O Exército Popular da Coreia venceu os EUA na Guerra de Libertação da Pátria (1950-1953)

A partir da década de 1990, sob liderança do General Kim Jong Il, o EPC passou a ocupar um lugar central na vida política, econômica e social da Coreia Socialista devido à aplicação em larga escala da Política Songun, ou seja, o método de governança revolucionária que apoia a defesa da Revolução e do socialismo no Exército Popular. Desde então, este exército avançou num impressionante programa nuclear que muniu a RPDC das mais modernas e potentes armas atômicas, convertendo-a numa potência nuclear e missilística de alto padrão no mundo de hoje, graças aos recentes esforços do Marechal Kim Jong Un.

O Marechal Kim Jong Un é um grande modernizador do Exército Popular e o converteu numa força armada munida de armas nucleares e mísseis intercontinentais

O Exército Popular da Coreia é o exército do povo coreano, que defende a independência, o socialismo e sustenta firme a bandeira do anti-imperialismo.

Viva o Exército Popular da Coreia!


CEPS-BR