Coreia do Sul prende idoso por elogiar Coreia Popular em poema

A mídia internacional noticiou nesta semana que Lee Yoon Seop, um cidadão sul-coreano de 68 anos de idade, foi condenado a mais de um ano de prisão pelo tribunal de justiça de Seul em razão de seu posicionamento público a favor da Reunificação da Coreia.

Lee Yoon Seop defendeu um entendimento entre as partes Norte e Sul da Coreia em um poema que chegou a ser publicado pela mídia estatal norte-coreana em 2016. Na obra artística, Lee escreveu que se a Coreia fosse reunificada sob o sistema socialista todos os cidadãos teriam saúde e educação gratuitos, o trabalho e moradia seriam garantidos e as pessoas na parte sul não teriam mais que tirar as próprias vidas ou se endividar.

Em 2013, o idoso já havia sido preso por 10 meses por ter elogiado o Exército Popular da Coreia.

Eis aí o que a mídia ocidental adora chamar de “grande democracia sul-coreana”. A mesma democracia que proíbe greves e funcionamento de sindicatos e organizações juvenis e que possui uma das polícias mais violentas do mundo no que quis respeito à repressão em manifestações públicas anti-governamentais. A mesma democracia que, sob o fantoche da Lei de Segurança Nacional, prende todos que contestam o capitalismo.


CEPS-BR (com informações de AFP/Uol)