A Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA) anunciou há pouco que foi lançado com sucesso na noite de 21 de novembro de 2023 um satélite militar de monitoramento. O lançamento foi realizado pela Administração Nacional de Tecnologia Aeroespacial (NATA) no campo de lançamento de satélites Sohae, localizado em Cholsan, província de Phyongan do Norte. Kim Jong Un, líder máximo do país, esteve presente.
O foguete transportador “Chollima-1”, recém construído, carregou para a órbita terrestre o satélite de reconhecimento “Malligyong-1” às às 22h54min13seg em uma operação que levou aproximadamente 12 minutos. Este é um satélite espião que deverá monitorar bases militares dos EUA próximas do território da Coreia.





Todo o processo foi notificado antecipadamente às autoridades estrangeiras locais e não houve nenhuma ameaça ou perigo aos países vizinhos.
Segundo a KCNA, “o lançamento do satélite de reconhecimento é um direito legítimo da RPDC para reforçar as suas capacidades autodefensivas e contribuirá significativamente para aumentar definitivamente a preparação em caso de guerra das Forças Armadas da República, em conformidade com o ambiente de segurança criado dentro e ao redor do país devido aos perigosos movimentos militares dos inimigos”.


Além de Kim Jong Un, outras autoridades estiveram presentes, como Kim Jong Sik, vice-diretor de departamento do Comitê Central do PTC e Jang Chang Ha, diretor-geral do Departamento Geral de Mísseis da RPDC.



Ao fim do lançamento, Kim Jong Un saudou toda a equipe técnica responsável pela construção do novo foguete e do novo satélite e realizou uma visita à sede da Administração Nacional de Tecnologia Aeroespacial.
Este lançamento bem-sucedido ocorre após duas tentativas frustradas ocorridas meses atrás de lançar o mesmo tipo de satélite.
CEPS-BR
Com informações de KCNA
