A República Popular Democrática da Coreia (RPDC) comemorou os seus 75 anos de fundação com um desfile de grandes proporções realizado nesse sábado (9 de setembro de 2023) na Praça Kim Il Sung, no centro da capital Pyongyang. O desfile militar foi realizado pela Guarda Vermelha Operário Camponesa e por outras organizações de defesa civil.
Kim Jong Un, Máximo Dirigente da nação, esteve presente para assistir ao espetáculo junto de outros oficiais do Estado. O público presente era composto por inúmeros representantes de fábricas, escolas, fazendas coletivas e espaços de trabalho e defesa nacional diversos.

O começo do desfile contou com um espetáculo aéreo realizado por homens e mulheres paraquedistas, que saltaram de helicópteros com roupas coloridas com lâmpadas e que, em seguida, realizaram acrobacias aéreas, incluindo a descida com uma gigantesca bandeira iluminada da RPDC.
Depois de as tropas estarem dispostas na Praça, Kim Jong Un chegou na tribuna de honra junto de sua filha e dos Marechais Ri Pyong Chol e Pak Jong Chon, além de Kim Tok Hun, primeiro-ministro da RPDC, e outros altos funcionários civis e militares. Também estavam presentes convidados estrangeiros: uma alta delegação chinesa chefiada por Liu Guozhong, vice-primeiro-ministro do Conselho de Estado da China, e membros do Grupo Acadêmico de Canção e Dança do Exército da Rússia.




O hino da RPDC foi executado e foi disparada uma salva de 21 tiros de canhão. Depois, O Il Jong, diretor de departamento do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia, realizou a inspeção de todas as tropas.

O desfile começou e pela praça marcharam muitas unidades da Guarda Vermelha Operário Camponesa de vários cantos do país, a contar das cidades e províncias de Pyongyang, Phyongan do Norte, Phyongan do Sul, Hwanghae do Norte e do Sul, Jagang, Kangwon, Hamgyong do Norte e do Sul. Também desfilaram os membros da Guarda Vermelha Operário Camponesa do Complexo Ferro e Aço de Hwanghae, do Complexo Químico Juvenil de Namhung, da Fábrica Têxtil Kim Jong Suk Pyongyang e da Fazenda Wonhwa do condado de Phyongwon.




Representando os artistas e intelectuais, desfilaram os destacamentos paramilitares da Guarda Vermelha Operário Camponesa da Universidade Kim Il Sung, da Universidade de Tecnologia Kim Chaek, da Academia Nacional de Ciências, do Ministério da Cultura, do Ministério da Cultura Física e Esportes e do Ministério da Saúde Pública da RPDC. Também desfilaram pela praça colunas de paramilitares dos Jovens Guardas Vermelhos.



Após isso, entraram em cena os destacamentos mecanizados, incluindo motocicletas, caminhões, tratores e veículos de trabalho armados com canhões, metralhadoras, lançadores de foguetes e artilharias. Surpreenderam os caminhões camuflados que, à primeira vista, parecem caminhões de mantimentos, mas, na verdade, carregam dentro de si artilharias e sistemas de mísseis escondidos, tudo para proteger o segredo da defesa do povo.











Vale lembrar que a Guarda Vermelha Operário Camponesa é uma das organizações de defesa do Poder Popular da Revolução Coreana e é um conjunto de guardas armadas e milícias paramilitares composta por operários, camponeses, estudantes e artistas. Esta organização paramilitar tem o objetivo de defender o país e o socialismo em caso de guerra e sua atuação está atrelada às situações mais próximas do povo: defesa de fábricas, fazendas, hospitais, escolas, pontes e outros locais estratégicos em uma guerra.
Ao fim do desfile, entrou na praça um gigantesco carro alegórico com a bandeira do Partido do Trabalho da Coreia e centenas de civis, momento no qual o desfile foi encerrado. Kim Jong Un se despediu e fogos de artifício e canções alegres fecharam a histórica noite.




Veja o desfile em nosso canal:
(Com informações de KCNA)
