No dia 31 de maio de 2023, a Agência Central de Notícias da Coreia divulgou um relatório noticiando um acidente na primeira tentativa de lançamento de um satélite militar de reconhecimento nomeado “Malligyong-1“.
O lançamento ocorreu pela manhã do dia 31 de maio pelo horário local de Pyongyang na Base de Lançamentos de Sohae na cidade de Cholsan, na província de Phyongan do Norte. A base recém reformulada é operada pela Agência Nacional de Desenvolvimento Aeroespacial (ANDA).


O relatório reporta que o foguete de novo tipo, chamado “Chollima-1”, cujas primeiras imagens foram liberadas há algumas horas, caiu no Mar Ocidental da Coreia após uma falha fatal do motor do segundo estágio logo após a separação deste do primeiro estágio do foguete.
A ANDA explicou que o evento ocorreu provavelmente por conta do tipo de combustível utilizado e que uma minuciosa investigação foi iniciada para apurar as possíveis resoluções dos problemas para viabilizar uma nova tentativa de lançamento do “Malligyong-1” tão logo possível.
A mídia internacional replicou fotos publicadas na Coreia do Sul na tarde do dia 31 de maio do que seriam os restos do foguete resgatados à deriva no mar por sul-coreanos.


O lançamento do novo satélite militar de reconhecimento ocorreu sob protestos dos EUA e seus lacaios, que condenaram o legítimo exercício de soberania do povo coreano em incrementar seus sistemas estratégicos de defesa.
CEPS-BR (com informações de KCNA)
