Kim Jong Un realiza visita surpresa à agência espacial da Coreia do Norte

No dia 18 de abril de 2023, Kim Jong Un, Máximo Dirigente da República Popular Democrática da Coreia, realizou uma visita de orientação à Agência Nacional de Desenvolvimento Aeroespacial (ANDA), reporta a Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA).

Em sua visita, Kim Jong Un esteve acompanhado de autoridades civis e militares, com grande ênfase em personalidades ligadas à Ciência e Educação, como Kim Sung Chan, presidente da Universidade Kim Il Sung e ministro do Ensino Superior da Comissão de Educação e Pak Ji Min, presidente da Universidade de Tecnologia Kim Chaek. Sua filha também pode ser vista nas fotos divulgadas.

Segundo a nota publicada, a visita de Kim Jong Un teve como objetivo acompanhar o desenvolvimento das tarefas de curto e longo prazo solicitadas pelo 8º Congresso do Partido do Trabalho da Coreia (janeiro de 2021), bem como vistoriar o andamento dos trabalhos do ramo aeroespacial da RPDC, com especial atenção ao satélite militar identificado como “№ 1“, já anunciado algumas vezes no passado recente.

Em sua visita, Kim Jong Un percorreu o instituto de pesquisa científica espacial, o centro de testes de ambiente espacial e outros lugares; ele também teve conhecimento de detalhes técnicos dos programas em andamento. Em suas falas, o líder coreano destacou que é importante desenvolverem-se e lançarem-se satélites de observação meteorológica e de comunicação para fins de ganhar poder de previsão sobre eventos climáticos potencialmente destrutivos, além de se criarem satélites multipropósitos, foguetes mais poderosos e bases de lançamento modernas.

A partir da análise das cada vez mais agressivas movimentações dos inimigos ao redor da RPDC, que movimentam exércitos, tropas, frotas navais e armas nucleares para perto das fronteiras nacionais, Kim Jong Un destacou que é extremamente importante se desenvolverem satélites de observação e reconhecimento militar para garantir a segurança do Estado.

Ele exortou a equipe da ANDA para que o assim chamado “satélite militar № 1” – definido como já concluído em abril pela reportagem – seja lançado na data prevista e entre em operação imediata.

Kim Jong Un disse que o desenvolvimento aeroespacial da RPDC é um assunto estratégico que serve como uma chave para a ascensão do país como uma potência tecnológica espacial e econômica de nível global.

(Com informações de Agência Central de Notícias da Coreia – KCNA)


CEPS-BR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s