Urgente: Coreia do Norte testa inédito míssil intercontinental de combustível sólido “Hwasongpho-18”

Há algumas horas, a Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA) notificou publicamente sobre o teste de um novo tipo de míssil balístico intercontinental chamado “Hwasongpho-18“. O teste ocorreu no dia 13 de abril de 2023. Embora só tenha sido divulgado pela mídia coreana nesta sexta (14), o Japão já tinha entrado em estado de alerta por conta do sobrevoo de um objeto balístico vindo da Coreia e identificado no próprio dia 13.

Kim Jong Un, líder máximo da República Popular Democrática da Coreia, esteve presente junto de sua filha e esposa, além de estar acompanhado de altas autoridades civis e militares do país, como o general Jang Chang Ha, um dos responsáveis pelo andamento do programa nuclear e missilístico da RPDC.

O teste do Hwasongpho-18, como descrito pela KCNA, teve como objetivo “confirmar o desempenho dos motores de combustível sólido de alto empuxo para mísseis de vários estágios e a confiabilidade da tecnologia de alijamento (separação) dos estágios, dos vários sistemas de controle funcional e estimar a viabilidade militar do novo sistema estratégico de armas.”

O termo “combustível sólido” é extremamente importante neste contexto, uma vez que agora a RPDC parece ter conseguido dominar com sucesso mísseis que usam este tipo de combustível. Diferentemente dos mísseis de combustíveis líquidos, que demandam muito tempo de preparação para lançamento e pesam mais, os mísseis de combustível sólido, como o Hwasongpho-18, podem ser lançados muito mais rapidamente sem grandes preparações e possuem sensível diminuição de peso. Tudo isto significa mísseis mais fáceis de serem guardados e mais ágeis no seu desempenho, o que torna quase impossível uma interceptação pelo inimigo.

O desenvolvimento bem-sucedido pela Coreia de um míssil intercontinental de combustível sólido capaz de carregar armas termonucleares é uma prova impressionante da grande capacidade científica e técnica do pequenino país que, diante dos EUA, seu pior inimigo, não recua um só passo em sua defesa da independência.

O lançamento do projétil aconteceu através de um grande caminhão transportador, onde o míssil estava guardado dentro de um compartimento. Este caminhão especial foi apresentado pela primeira vez há algumas semanas durante o desfile militar de fevereiro de 2023, que comemorou os 75 anos do Exército Popular da Coreia – EPC.

O disparo do míssil foi realizado pela Companhia Bandeira Vermelha Nº 2 da Direção-Geral de Mísseis do Exército Popular da Coreia – EPC.

Os dados técnicos divulgados dão conta de um teste realizado com sucesso no qual o míssil se separou em dois estágios no ar. O primeiro caiu a 10 km da Península de Hodo, no condado de Kumya, província de Hamgyong do Sul, enquanto que o segundo caiu na superfície a 335 km a leste do condado de Orang, província de Hamgyong do Norte — ambos os lugares são territórios da RPDC.

A nota da imprensa coreana destaca que o teste não teve efeito negativo na segurança dos países vizinhos e que foi aclamado por Kim Jong Un como um grande êxito da indústria nacional de armamentos de defesa. Os dados métricos obtidos no teste coincidiram com as expectativas, confirmando a confiabilidade do novo armamento estratégico.

Kim Jong Un disse:

“O Partido do Trabalho da Coreia e o Governo da RPDC farão os inimigos sentirem de modo mais claro a crise de segurança causada por eles que, através de sua crônica política agressiva de ações militares ameaçadoras, põem em perigo o ambiente da Península Coreana e criam obstáculos para a vida pacífica e a construção socialista de nosso povo.”

O teste bem-sucedido do novo sistema de armas estratégicas Hwasongpho-18 coloca mais uma vez a RPDC num seleto grupo internacional de países detentores de alta e complexa tecnologia de defesa.

Imagens tiradas por uma câmera acoplada ao míssil mostram os momentos das separações dos estágios e também a Terra vista do espaço.

(Via KCNA, cotejado o texto traduzido por Portal RPDC)


CEPS-BR

Um comentário em “Urgente: Coreia do Norte testa inédito míssil intercontinental de combustível sólido “Hwasongpho-18”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s