A Agência Central de Notícias da Coreia divulgou no dia 28 de fevereiro imagens das novas casas entregues gratuitamente a trabalhadores de algumas zonas rurais da República Popular Democrática da Coreia.
As novas moradias populares fazem parte do plano governamental de Kim Jong Un de desenvolver o interior do país, fortemente abalado nos anos 1990 durante a crise econômica causada pelo bloqueio econômico internacional.




Com uma arquitetura própria e adequada ao cenário rural, as novas casas foram entregues aos camponeses em cerimônias de transferência de propriedade que contaram com apresentações artísticas e desfiles festivos pelas ruas dos novos bairros.




Vale lembrar que na Coreia Popular não é possível vender ou comprar casas, de modo que é uma obrigação do Estado a garantir o direito constitucional de moradia aos habitantes. No mesmo sentido, não há impostos ou aluguéis. Os coreanos costumam ser residentes temporários e podem mudar de casa algumas vezes durante a vida, uma vez que o Estado sempre constrói novos blocos de casas para substituir as antigas ou aumentar a oferta de moradia seguindo a demanda.







As casas entregues no final de fevereiro somam vários núcleos habitacionais localizados em Wonsephyong, no condado de Cholsan, em Samchong, no condado de Sungho, em Taeun, no condado de Usi, em Ryong-am, no distrito de Ranam, no bairro Pugo, do distrito de Chong-am da cidade de Chongjin, em Jadong, no condado de Yonggwang, em Janghung, no condado de Toksong, e em Tami, no distrito de Taean.



Com informações de KCNA, através de tradução da KFA-Brasil.