16 de fevereiro de 2022 marca o 80 aniversário do nascimento de Kim Jong Il (1942-2011), presidente do Comitê de Defesa Nacional da República Popular Democrática da Coreia.
Por ocasião dessa data, muitas pessoas ao redor do mundo se lembram dele com profunda reverência.
Kim Jong Il, o grande líder da nação coreana, foi um defensor da justiça e da verdade no mundo.
Com suas dinâmicas atividades teórico-ideológicas, ele indicou à humanidade o caminho a seguir.
Quando o socialismo entrou em colapso no final do século passado na antiga União Soviética e em vários países do Leste Europeu, os imperialistas e os traidores do socialismo proclamaram o “fim absoluto do socialismo no mundo”.
Naquela época, em vários artigos como “A difamação do socialismo não será tolerada” e “O Socialismo é uma ciência”, Kim Jong Il refutou todos esses sofismas, dando aos povos progressistas do mundo a esperança e a convicção de que o socialismo certamente triunfaria, embora sofresse testes sazonais.
Muitas pessoas não se esquecem de 4 de agosto de 2001, quando Kim Jong Il visitou o Mausoléu de Lenin por ocasião de sua estadia em Moscou.
O então editor-chefe do jornal russo Glasnosti comentou que a visita do camarada Kim Jong Il ao Mausoléu de Lenin foi uma grande decisão que deu coragem e força aos verdadeiros revolucionários russos na luta pelo socialismo e que foi um evento que incutiu uma convicção de que o movimento socialista seria infalivelmente triunfante e apenas quando seguisse um grande homem como Kim Jong Il.

Ele fez uma grande contribuição para a causa da defesa da paz mundial. Com sua política Songun, ele frustrou as tentativas agressivas de guerra dos Estados Unidos contra a RPD da Coreia e resguardou firmemente a paz e a estabilidade da Península Coreana, do Nordeste da Ásia e do resto do mundo.
Em retrospecto, a sociedade internacional ficou maravilhada com sua grande coragem, determinação destemida e notável estratégia demonstrada no confronto nuclear contra os Estados Unidos.
Devido aos distúrbios de inspeção nuclear orquestrados pelo império dos EUA no início dos anos 90 e seus exercícios de guerra nuclear em larga escala, a situação na Península Coreana chegou a um ponto extremo. Em 8 de março de 1993, Kim Jong Il emitiu a ordem em sua qualidade de Comandante Supremo do Exército Popular da Coreia intitulada “Sobre a proclamação do estado pré-guerra em todo o país, todo o povo e todo o exército”, disposição que mudou completamente a conjuntura mundial. Posteriormente, no dia 12 do mesmo mês, a República Popular Democrática da Coreia declarou sua retirada do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP).
Vendo isso, os EUA, anteriormente encorajados, foram forçados a se apressar em negociações com a RPD da Coreia. Como resultado, foi publicada a Declaração Conjunta, a primeira na história diplomática entre os dois países, na qual se refletia a vontade de resolver pacificamente o problema nuclear na Península Coreana. Para isso, foi divulgado o Acordo Básico RPDC-EUA, e o presidente dos EUA enviou a Kim Jong Il, o mais alto líder do povo coreano, uma mensagem garantindo o cumprimento do pacto.
Devido à sua notável habilidade, grande coragem e força de vontade, ele dominou a “única superpotência” do planeta que agia insolentemente como um gângster de rua.
De muitos países do mundo vieram vozes de grande respeito e veneração por Kim Jong Il que mostrou com sua prática perante a sociedade internacional como salvaguarda da dignidade do Estado e da paz mundial.
Muitas personalidades e meios de comunicação comentaram. Vishwanath, Doutor em Sociologia e Político da Índia, disse: “O Presidente do Comitê de Defesa Nacional Kim Jong Il é um grande homem que protegeu a soberania de mais de 200 países e garantiu o céu azul da paz para bilhões de pessoas.”
Um político Japonês: “O Presidente do Comitê de Defesa Nacional Kim Jong Il é um político extraordinário com uma disposição firme e suave e um estrategista misterioso que faz o poderoso inimigo se render sem lutar.”
VOA: “É necessário reconhecer naturalmente que o Presidente do Comitê de Defesa Nacional Kim Jong Il é um líder político extraordinário que o mundo ainda não conhece e que é um admirável político socialista e estrategista com absoluta convicção, fidelidade e firmeza em relação ao socialismo.”
Dmitri Yazov, Ministro da Defesa da antiga União Soviética: “No início, não havia nenhum grande homem como Kim Jong Il com as qualidades de um líder político e comandante.”
S. Umalatova, Presidente do Partido para a Paz e Unidade da Rússia: “O camarada Kim Jong Il goza de grande respeito sincero de todos os povos progressistas por sua fidelidade à liberdade e ao ideal humanitário.”
O semanário americano Times: “Kim Jong Il, presidente do Comitê de Defesa Nacional da RPD da Coreia, causou a maior impressão no mundo.”
CEPS-BR via Embaixada da RPDC no Brasil