A mídia da República Popular Democrática da Coreia anunciou nas primeiras horas dessa quinta (6) o sucesso de um teste de míssil hipersônico recentemente desenvolvido pela Academia de Ciências de Defesa Nacional.
O lançamento do novo míssil aconteceu na quarta (5) e não contou com a presença de Kim Jong Un, Máximo Dirigente do país. Em seu lugar, estavam presentes oficiais do Departamento da Indústria de Munição do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia e representantes do setor científico-bélico nacional.
Segundo a KCNA, o lançamento serviu para testar os sistemas de ignição, controle e navegação do novo míssil. Ele voou lateralmente por 120 km, depois prosseguiu em um curso irregular planejado deslizando em velocidade hipersônica, se dividiu em vários estágios e atingiu um alvo distante a 700 km no mar. O teste também serviu para se verificar o funcionamento da ampola de combustível nas condições frias do inverno.

Ainda segundo a imprensa do país, o lançamento foi considerado um completo sucesso e elevou a capacidade estratégica da RPDC.
O teste desse novo míssil hipersônico, o segundo do tipo a ser testado na Coreia, comprova que o país segue perseguindo a meta de modernização das capacidades bélicas, apresentada durante o VIII Congresso do Partido do Trabalho da Coreia.
O lançamento ocorre uma semana após o término da IV Reunião Plenária do VIII Período do CC do PTC, que definiu novas metas para o desenvolvimento nacional para 2022.
Também hoje (6), se registrou uma manifestação popular na cidade de Pyongyang em apoio às decisões tomadas na mencionada reunião.
CEPS-BR
(com informações de KCNA)