No último dia 24 de janeiro, ocorreu a primeira reunião ampliada da 8ª Comissão Militar Central (CMC) do Partido do Trabalho da Coreia nos escritórios do Comitê Central do Partido. Essa Comissão é um dos mais altos órgãos de comando militar e ideológico da República Popular Democrática da Coreia.
Kim Jong Un, na qualidade de Secretário-Geral do PTC, Marechal Supremo das Forças Armadas da RPDC e Presidente da Comissão Militar Central, conduziu a reunião que contou com a participação de oficias das 5 forças armadas do país. Ri Pyong Chol, Marechal da RPDC e Vice-Presidente da CMC, também esteve presente.
A reunião tinha como objetivo realizar análises críticas da atuação das forças armadas, discutir a questão da educação militar e também tratar de novos nomes a ocuparem altos cargos das Forças Armadas.
Algumas deficiências das atividades desenvolvidas pelos militares foram apontadas, bem como erros na vida moral de oficiais comandantes do Exército.
E essa foi uma das principais pautas da reunião: a educação revolucionária das fileiras militares. O Marechal Kim Jong Un disse que “estabelecer uma disciplina moral e revolucionária dentro do Exército Popular da Coreia não é apenas uma questão técnica, mas uma questão fatal relacionada à existência do EPC e ao sucesso ou fracasso na construção do Exército e das atividades militares”. Em seguida, o Líder também disse que “é necessário, acima de tudo, intensificar a educação e o controle voltados para garantir que os comandantes do EPC da nova geração tenham a consciência política e o ponto de vista moral adequados”.

Foi decidido então que a principal tarefa do Exército nos próximos anos é garantir uma formação político-ideológica fortalecida no ideal da defesa da Revolução, do socialismo e do modo de vida socialista.
Após isso, se seguiram discussões sobre demissão e nomeação de novos comandantes. Segundo o relatório da Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA), altos cargos foram ocupados por novos militares e o comando de algumas forças armadas foram substituídos.
A Comissão Militar Central ascendeu Kim Jong Gwan e Kwon Yong Jin ao título de Vice-Marechais da República. Eles também foram nomeados Ministro da Defesa e Diretor do Bureau Político do EPC, respectivamente.
Kim Song Gil subiu ao posto de Vice-Almirante e recebeu o comando sobre a Marinha da RPDC.
Kim Chung Il recebeu o título de Tenente-General e ganhou o comando da Força Aérea e Anti-Aérea da RPDC.

(Com informações de KCNA)