Na noite do dia 14 de janeiro de 2021, a República Popular Democrática da Coreia realizou um desfile militar inesperado na Praça Kim Il Sung, no centro da capital coreana.
Kim Jong Un esteve presente junto a importantes dirigentes do Partido, Estado e Exército. A razão do desfile militar foi o encerramento do 8º Congresso do Partido do Trabalho da Coreia, ocorrido entre 5 e 13 de janeiro, que discutiu e planejou o futuro do país.

O desfile, realizado sob temperaturas baixas, reuniu milhares de soldados e incluiu apresentações artísticas de massa e uma orquestra sinfônica.

Um dos pontos altos do desfile foi a apresentação de dois novos tipos de armas.
Foi desfilado pela primeira vez um impressionante novo tipo de míssil submarino possivelmente intercontinental e com capacidade de carregar uma carga nuclear. O Pukguksong-5S foi apresentado pela KCNA, portal de notícias da Coreia, como a arma “mais poderosa do mundo”.


Também foi demonstrado um novo tipo de foguete reativo e inteligente, parecido com versões anteriores já testadas e que provavelmente possui poder de alcance melhorado.


No desfile, também ocorreu um espetáculo aéreo com aviões iluminados e fotos de artifício.

O último desfile militar na Coreia Socialista aconteceu há menos de 3 meses, em outubro de 2020, oportunidade na qual se apresentaram também novas armas, como um novo tipo de tanque e de míssil balístico intercontinental, durante as comemorações pelos 75 anos de fundação do Partido do Trabalho da Coreia.
O desenvolvimento de modernas e poderosas armas é um dos meios de fortalecimento da autodefesa da RPDC, amplamente discutido no 8º Congresso do PTC e caminho justo pelo qual percorre Kim Jong Un e todo o povo coreano em defesa do socialismo e da independência.
Confira o desfile militar completo:
CEPS-BR