O distrito de Sunan, uma das 19 regiões administrativas de Pyongyang, capital da República Popular Democrática da Coreia, inaugurou nos dias 2 e 4 de outubro novas moradias populares.
Centenas de norte-coreanos receberam, nesses primeiros dias de outubro, suas licenças habitacionais e mudaram-se para suas novas residências nas comunas de Jaegyong, Sanyang, Ryongbok e Chondong, situadas no distrito de Sunan, próximas ao Aeroporto Internacional de Pyongyang.
Diferente do que ocorre no Brasil, na Coreia Popular as regiões são divididas por cidades e distritos. Em uma comparação bastante simplista, as cidades norte-coreanas corresponderiam às capitais dos estados brasileiros, enquanto os distritos equivaleriam às nossas cidades de campo do interior.
Os imóveis foram cedidos de forma estritamente gratuita, como garante a Constituição a toda população norte-coreana. Contando com uma básica e cativante arquitetura, o projeto entregou casas e prédios de um até quatro pavimentos com cozinhas, salas, banheiros, quartos e áreas de convivência e lazer. Além disso, cada casa conta com uma área externa própria e cercada, onde os moradores podem plantar suas próprias hortas.


A comemoração é uma prática muito frequente entre a população norte-coreana. Sendo assim, o sucesso do evento naturalmente não poderia passar despercebido. A inauguração do complexo popular foi celebrada com muita festa nos últimos dias e, como excelentes amantes e praticantes da arte, grupos se reuniram no local pra realizar desfiles, apresentações musicais, coreografias e, claro, muita dança.


(Por Adriano Lima — CEPS-BR, via Naenara)
Gostei das tipologias de moradias apresentadas.
CurtirCurtir