A maconha é legalizada na Coreia do Norte?

O cânhamo é nativo e cultivado em toda a Coreia do Norte. Porém, lá a maconha é usada  unicamente para uma variedade de produtos industriais (como também no resto do mundo), assim como para uma variedade de medicamentos tradicionais da Coreia que continuam sendo usados até hoje.

Então onde, exatamente, começou a lenda urbana de que a maconha é legal na Coreia do Norte?

Alguns anos atrás, um blogger viajou para a Zona Economia Especial Rason na Coreia do Norte. Rason é o único lugar na República Popular Democrática da Coreia onde estrangeiros são permitidos visitar mercados privados. Nos mercados privados, é possível comprar tabaco a granel para enrolar cigarro. Uma das variedades disponíveis é o tabaco de cânhamo, conhecido como “tabaco do homem pobre” e totalmente incapaz de deixá-lo sob algum efeito. Portanto, embora seja verdade que você pode comprar e fumar “cânhamo”, não é maconha.

Então, a maconha é legal na Coreia do Norte? Não, não é.

Apesar disso, o artigo do blogueiro sobre o tema viralizou e, como qualquer coisa sobre a Coreia do Norte, rumores se tornam fatos aos olhos do mundo.

Para colocar esse assunto de maneira correta e verdadeira: enquanto muitos Estados ao redor do mundo clamam por legalizar a maconha, a Coreia do Norte não é um deles. O uso e o transporte de maconha são ilegais na RPDC, e os estrangeiros que forem pegos com maconha ou produtos derivados estariam sujeitos a prisão e, obviamente, acusação judicial.

No geral, não acredite nos mitos e trate o consumo ilegal de drogas na Coreia do Norte como faria em qualquer outro país asiático (ou seja, não faça isso).

(Texto de Gareth Johnson, fundador da Young Pioneer Tours. Disponível aqui.)

Sobre esse mito da “maconha legal” na RPD da Coreia, é válido citar também que o diplomata sueco Torkel Stiernlof, que mora no Norte da Coreia, declarou para a AP News que a maconha é uma substância controlada na mesma categoria que a cocaína e a heroína, nesse artigo.

Veja um vídeo sobre o assunto aqui.

________
G. T.
Vice-Presidente do CEPS-BR

3 comentários em “A maconha é legalizada na Coreia do Norte?

  1. Acho q viver em um país que nos permita ter esperança sobre o futuro da sociedade humana, onde as expectativas de realização pessoal através de uma vida digna possam ser alcançadas, numa realidade de justiça social, são coisas que devem diminuir a pressão que sentimos no ocidente por alienação. Temos sociedades ancestrais que já faziam uso ritualístico da enteogenia para oferecer conforto espiritual. Isto é muito diferente do uso e da estrutura do narcotráfico que temos hoje. Talvez a cultura da Coreia tenha recursos próprios para cuidar do sofrimento existencial que deve haver, ainda que muito menos acentuado que o nosso. Então, faz todo sentido que as drogas sejam encaradas como chaga ocidental a ser repelida.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário