Coreia do Norte prepara vingança: lançar balões e folhetos na Coreia do Sul

Ação é uma resposta aos balões lançados dentro do território norte-coreano por “desertores do Norte” no início do mês.

Os últimos dias foram de clima tenso na Península Coreana após as autoridades da Coreia do Sul fazerem vista grossa ao lançamento de balões na fronteira com o Norte em princípios de junho. Os balões continham panfletos que insultavam o povo e a liderança da República Popular Democrática da Coreia e foram encarados pelo governo de Pyongyang como uma grave ofensa aos acordos de 2018 que previam o fim de hostilidades como essa.

Kim Yo Jong, Vice-diretora de departamento do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia e uma das negociadoras diplomáticas com a Coreia do Sul, emitiu diversas notas na imprensa condenando firmemente as violações dos sul-coreanos e isso acabou culminando com a explosão do escritório de ligação inter-coreano em Kaesong, fato que gerou grande repercussão internacionalmente.

Mas agora a RPDC está pronta para dar uma resposta à altura (literalmente): o país se prepara para o lançamento de milhares de panfletos que criticam o governo sul-coreano dentro do território da própria Coreia do Sul.

Imagens divulgadas nas últimas horas no portal de notícias KCNA mostram gráficas de todo o país preparando quantidades imensas de panfletos com imagens provocativas contra o presidente Moon Jae In da Coreia do Sul, apontado como um dos responsáveis diretos pela falha nas negociações de paz.

WhatsApp Image 2020-06-19 at 23.20.29
Gráficas de todo o país estão imprimindo toneladas de panfletos contra autoridades sul-coreanas (KCNA/Reprodução)

WhatsApp Image 2020-06-19 at 23.20.29 (1)

Intitulada de “Preparativos de lançamento de folhetos na Coreia do Sul estão em estado crucial”, um artigo da própria KCNA narra que:

“Refletindo a opinião pública indignada, os preparativos estão sendo feitos em um bom ritmo em diferentes partes do país para lançar com alívio panfletos contra os tipinhos sul-coreanos que já perderam sua moral elementar. Os órgãos editoriais imprimem os folhetos a serem lançados sobre as cabeças das autoridades sul-coreanas, que durante o biênio passado violaram com doce retórica a aspiração e esperança de todos os coreanos refletidos nos acordos Norte-Sul.”

O artigo revela que o conteúdo dos panfletos consiste em provas de como o governo sul-coreano violou os acordos de paz e coloca a Coreia do Sul em uma posição de país subserviente aos Estados Unidos.

As palavras de encerramento da nota dão o tom de vingança: “Cada um responde por suas ações. Os culpados têm que pagar por seus pecados. As autoridades sul-coreanas passarão por tempos angustiantes.”

WhatsApp Image 2020-06-19 at 23.20.29 (2)
Panfletos que criticam Moon Jae In, presidente da Coreia do Sul, chegaram a ser sujos com bitucas de cigarro (KCNA/Reprodução)

Os balões lançados contra o Norte em 31 de maio foram resultado de uma operação pensada e arquitetada por ONG’s patrocinadas pelos EUA e Coreia do Sul, segundo Hong Gang Chol, ex-oficial do Exército norte-coreano que hoje vive no Sul. Hong também conta que o grupo chegou a cogitar contaminar os folhetos e notas de dinheiro com Covid-19.

O portal Hankyoreh Korea divulgou ontem (19) uma nota dizendo que o mesmo grupo pretende continuar a enviar balões para dentro da Coreia do Norte, agravando a situação já complicada.

________
CEPS-BR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s