Se aproxima o 9 de Maio, o chamado Dia da Vitória na Rússia, data na qual se comemora a Vitória da ex-URSS na chamada Grande Guerra Patriótica (Segunda Guerra Mundial, para nós).
Por essa razão, o presidente da Rússia, Vladímir Putin, emitiu ordens de condecorar o Máximo Dirigente da RPDC Kim Jong Un com a medalha «75 anos da Vitória na Grande Guerra Patriótica de 1941-1945» nesse 5 de maio de 2020.
A notícia foi dada pelas mídias da RPDC e também pela Embaixada da Rússia no país.
“De acordo com o decreto do presidente russo, o presidente da Comissão de Assuntos Estatais Kim Jong-un recebeu a medalha de aniversário ‘75 anos da Vitória na Grande Guerra Patriótica de 1941-1945’ por sua importante contribuição pessoal em celebração dos cidadãos soviéticos que faleceram e foram enterrados na República Popular Democrática da Coreia e por se atentar à preservação de locais de sepultamento e memoriais de guerreiros soviéticos na RPDC”, disse a Embaixada russa em Pyongyang, citada pelo portal Russia Beyond.


A entrega da condecoração foi feita pelo embaixador russo na Coreia, Aleksandr Matsegora, em uma cerimônia no Palácio Mansudae com a presença do camarada Ri Son Gwon, ministro das Relações Exteriores da RPDC.

Segundo a Embaixada da Rússia na RPDC, há 11 valas comuns e 345 túmulos individuais na Coreia Socialista, onde estão enterrados 1.375 soldados soviéticos. Mais de 4.700 combatentes do Exército Vermelho morreram nos campos de batalhas durante a libertação da Coreia em 1945, em conjunto com o Exército Popular Revolucionário da Coreia, liderado pelo General Kim Il Sung.
Hoje em dia, na RPDC, existem vários monumentos dedicados aos soldados soviéticos, sendo um deles localizado no centro da capital Pyongyang.

_________
CEPS-BR