O Palácio das Crianças de Mangyongdae é uma suntuosa construção localizada em Pyongyang, capital da República Popular Democrática da Coreia (que chamamos no Brasil de “Coreia do Norte”) e que ocupa uma área construída de 103.000 metros quadrados. Esse impressionante edifício tem 8 andares e mais de 120 salas, estando sediado na Avenida Kwanbok (“Libertação”, em coreano).
O monumental Palácio das Crianças de Mangyongdae foi construído por iniciativa do Presidente Kim Il Sung, que dava grande atenção aos assuntos envolvendo educação, e foi inaugurado em 2 de maio de 1989, um dia após o Dia do Trabalhador. O ano de 1989 marcou a inauguração de importantes prédios da Coreia do Norte, como o Estádio Rungrado Primeiro de Maio.
Esse Palácio foi feito com o objetivo de ser um centro que reúne atividades extra-curriculares dos alunos das escolas públicas da Coreia. Os alunos mais destacados são enviados para esse lugar após a escola para aperfeiçoarem seus talentos e desenvolverem-se como pessoas dotadas de grandes capacidades intelectuais, físicas e artísticas.
O Palácio tem um grande bloco de entrada, além de um hall central, teatros (2.000 lugares no total!), salões para as atividades extra-curriculares (são mais de 100!), ginásio e piscina olímpica. Na Coreia do Norte há mais de 60 palácios deste tipo por todo o país: todos inspirados no de Mangyongdae.
O acesso ao Palácio é completamente gratuito, assim como todo o sistema de educação de lá, e neles se aprendem esportes como vôlei, futebol, basquete, tênis de mesa ou Taekwondo.
Habilidades musicais, como piano, acordeão, flauta, guitarra espanhola e elétrica, bateria, assim como vários instrumentos próprios da Coreia, também estão no currículo de atividades.
As artes plásticas, sejam elas a caligrafia – que é considerada uma arte no Oriente -, ou pinturas em vários estilos, além de esculturas e bordados, são alguma das modalidades mais frequentadas pelos alunos.
A piscina tem trampolins para várias alturas, aos quais se sobe de elevador. Muito luxo, não?
A decoração de todos os espaços abunda em cores vivas, naves espaciais, luzes, mármores e lustres. A Astronomia é um dos temas favoritos das representações artísticas e o local conta com duas cúpulas de observação astronômica.
Em setembro de 2018 nós do Centro de Estudos da Política Songun do Brasil estivemos na Coreia do Norte e lá também visitamos esse gigantesco Palácio das Crianças, onde tiramos muitas fotos e gravamos muitos vídeos. Durante a visita, uma das guias explicou que a arquitetura do prédio foi pensada para parecer um braço materno que abraça e acolhe as crianças. Alguns dos nossos registros:
Inclusive a construção já foi visitada várias vezes pelos líderes do país:
Você gostou desse conteúdo? Compartilhe por aí!
__________
Gabriel Tanan e Lucas Rubio
Centro de Estudos da Política Songun – Brasil