Conheça o impressionante Palácio das Crianças na Coreia do Norte

O Palácio das Crianças de Mangyongdae é uma suntuosa construção localizada em Pyongyang, capital da República Popular Democrática da Coreia (que chamamos no Brasil de “Coreia do Norte”) e que ocupa uma área construída de 103.000 metros quadrados. Esse impressionante edifício tem 8 andares e mais de 120 salas, estando sediado na Avenida Kwanbok (“Libertação”, em coreano).

1282017_4_6_EWfvpJQXgAA6Xqk

O monumental Palácio das Crianças de Mangyongdae foi construído por iniciativa do Presidente Kim Il Sung, que dava grande atenção aos assuntos envolvendo educação, e foi inaugurado em 2 de maio de 1989, um dia após o Dia do Trabalhador. O ano de 1989 marcou a inauguração de importantes prédios da Coreia do Norte, como o Estádio Rungrado Primeiro de Maio.

North_Korea-Pyongyang-Mangyongdae_Childrens_Palace-02EWfvXiqWoAAOdYV

Esse Palácio foi feito com o objetivo de ser um centro que reúne atividades extra-curriculares dos alunos das escolas públicas da Coreia. Os alunos mais destacados são enviados para esse lugar após a escola para aperfeiçoarem seus talentos e desenvolverem-se como pessoas dotadas de grandes capacidades intelectuais, físicas e artísticas.

EWfwbo5WkAMqLUd

O Palácio tem um grande bloco de entrada, além de um hall central, teatros (2.000 lugares no total!), salões para as atividades extra-curriculares (são mais de 100!), ginásio e piscina olímpica. Na Coreia do Norte há mais de 60 palácios deste tipo por todo o país: todos inspirados no de Mangyongdae.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O acesso ao Palácio é completamente gratuito, assim como todo o sistema de educação de lá, e neles se aprendem esportes como vôlei, futebol, basquete, tênis de mesa ou Taekwondo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Habilidades musicais, como piano, acordeão, flauta, guitarra espanhola e elétrica, bateria, assim como vários instrumentos próprios da Coreia, também estão no currículo de atividades.

Este slideshow necessita de JavaScript.

As artes plásticas, sejam elas a caligrafia – que é considerada uma arte no Oriente -, ou pinturas em vários estilos, além de esculturas e bordados, são alguma das modalidades mais frequentadas pelos alunos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A piscina tem trampolins para várias alturas, aos quais se sobe de elevador. Muito luxo, não?

EWfwvONWsAcEQ6h

A decoração de todos os espaços abunda em cores vivas, naves espaciais, luzes, mármores e lustres. A Astronomia é um dos temas favoritos das representações artísticas e o local conta com duas cúpulas de observação astronômica.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Em setembro de 2018 nós do Centro de Estudos da Política Songun do Brasil estivemos na Coreia do Norte e lá também visitamos esse gigantesco Palácio das Crianças, onde tiramos muitas fotos e gravamos muitos vídeos. Durante a visita, uma das guias explicou que a arquitetura do prédio foi pensada para parecer um braço materno que abraça e acolhe as crianças. Alguns dos nossos registros:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Inclusive a construção já foi visitada várias vezes pelos líderes do país:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Você gostou desse conteúdo? Compartilhe por aí!

__________
Gabriel Tanan e Lucas Rubio
Centro de Estudos da Política Songun – Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s