Artigo de jornal norte-coreano sobre os 61 anos da Revolução Cubana

O periódico do Partido do Trabalho da Coreia, o Rodong Sinmun, publicou no dia 1º de janeiro de 2020 um artigo intitulado «O curso brilhante da revolução cubana». O artigo é publicado a seguir:

O dia do Ano Novo em Cuba é sempre celebrado junto com a vitória da revolução.

No primeiro dia do ano de 1959, a luta armada alcançou a completa vitória.

Neste dia, no Parque Céspedes. em Santiago de Cuba, o exército revolucionário foi recebido calorosamente pela população e o camarada Fidel Castro preferiu um discurso entusiástico ante ao povo cubano em que declarou solenemente ao mundo inteiro a vitória da revolução cubana.

O camarada Fidel Castro, que liderou a revolução e a causa socialista à vitória em Cuba, está sepultado no túmulo do Cemitério de Santa Ifigênia, em Santiago de Cuba.

O dia da vitória da revolução, alcançada sob a liderança do camarada Fidel Catro, levou o povo cubano a se tornar o verdadeiro mestre do país, após um longo período de ditadura e servidão, e a entrar no caminho da construção socialista.

O curso da luta pela justiça e pelo socialismo após a vitória da revolução nunca foi tranquilo.

No entanto, o povo cubano, consciente da legitimidade e confiante na vitória, construiu a história de glória e orgulho sob a liderança do Partido Comunista de Cuba.

Na terra antes dominada pela ignorância, pobreza e penúria, foi estabelecido um sistema socialista onde todos desfrutam de direitos e liberdade iguais e estudam e trabalham de acordo com seu coração, e muitos avanços foram feitos em vários campos da vida social, incluindo nos setores de política, economia e cultura.

Promoveu o desenvolvimento dos setores de energia elétrica, das indústrias de fiação, química, maquinaria e metalúrgica, além de promover o desenvolvimento do setor agrícola, alcançando êxitos notáveis em biotecnologia e da engenharia genética.

A indústria do açúcar, importante para o desenvolvimento econômico e melhoramento da vida do povo, tem se expandindo com o cultivo intensivo de cana de açúcar.

Em 2018, a eletrificação nacional foi totalmente realizada em Cuba.

A produção de eletricidade do país aumentou 14 vezes no início de 1959, quando a Revolução Cubana logrou a vitória

O governo cubano não está satisfeito com isso e está buscando aumentar a geração de eletricidade por vias renováveis do país até 2030 para 24% da produção total de eletricidade do país.

Também planeja construir Havana como um destino turístico de classe mundial e planeja oferecer serviços de qualidade aos turistas para garantir condições mais convenientes..

Hoje o povo cubano olha pra trás com grande emoção e orgulho, com confiança na vitória e esperança de um futuro prometedor.

Nosso povo estará sempre com o partido, governo e povo cubano e envia todo apoio e solidariedade à causa justa do povo cubano para defender a soberania e dignidade do país e o socialismo, e realizar o desenvolvimento independente e lograr prosperidade.

Kim Su Jin
Rodong Sinmun

____________

Do blog A Voz do Povo de 1945

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s