Esse é o 4º teste em duas semanas, sinal de uma alarmante advertência do governo popular coreano contra as manobras de exercícios militares que estão ocorrendo nesse momento entre Estados Unidos e Coreia do Sul. No teste de míssil dessa terça (6), Kim Jong Un levou consigo funcionários do Comitê Central e membros do alto governo para presenciarem o lançamento.
Informe da Agência Central de Notícias da Coreia – KCNA
Kim Jong Un, Presidente do Partido do Trabalho da Coreia e da Comissão de Assuntos Estatais da República Popular Democrática da Coreia e Comandante Supremo das Forças Armadas da RPDC, presenciou no dia 6 de agosto, pela madrugada, o lançamento de demonstração do poder da arma teledirigida tática de novo tipo.
Após escutar no posto de vigilância junto com os quadros acompanhantes o informe sobre o plano de lançamento, o Máximo Dirigente do Partido, do Estado e das Forças Armadas presenciou o disparo.
Dois projéteis foram lançados do aeródromo operacional do oeste e sobrevoaram a capital Pyongyang e também as zonas interiores centrais do país e golpearam com precisão uma ilhota do Mar do Leste da Coreia escolhida como alvo.
Nesta ocasião foram verificadas sem dúvida alguma a confiabilidade, a segurança e a combatividade real do sistema de nova arma teleguiada tática.
Apreciando altamente que o disparo de demonstração teve resultado exitoso, o Máximo Dirigente apontou que a ação militar de hoje será uma oportunidade para remeter uma advertência adequada aos exercícios militares conjuntos que os EUA iniciaram com as autoridades sul-coreanas.
Se reuniu com os quadros diretivos e cientistas do setor de ciências de defesa nacional e com os trabalhadores da indústria bélica, que realizaram com êxito o lançamento, e tirou uma foto de recordação com eles.
Acompanharam-lhe nesta ocasião os vice presidentes do Comitê Central do PTC, Pak Pong Ju, Ri Man Gon, Pak Kwang Ho, Ri Su Yong, Kim Phyong Hae, O Su Yong, An Jong Su, Pak Thae Dok e Pak Thae Song, os primeiros sub-chefes de departamento do CC do PTC, Jo Yong Won e Ri Pyong Chol, e os sub-chefes de departamento do CC do PTC.
Estiveram presentes o General do Exército das Forças Terrestres Ri Yong Gil, Chefe do Estado Maior General do Exército Popular da Coreia, e o General do Exército das Forças Terrestres Pak Jong Chon, diretor de Artilharia do EPC.