Kim Jong Un, Presidente do Partido do Trabalho da Coreia e da Comissão de Assuntos Estatais da República Popular Democrática da Coreia e Comandante Supremo das Forças Armadas da RPDC, dirigiu no dia 31 de julho de 2019 o disparo de ensaio de um lançador múltiplo de foguetes reativos autopropulsados teledirigidos de grosso calibre, novamente desenvolvido.
Acompanhando-o estavam Jo Yong Won, Ri Pyong Chol, Yu Jin, Kim Jong Sik e Pak Jong Chon.
O Máximo Dirigente foi recebido no terreno de testes por Jang Chang Ha, Jon Il Ho e outros quadros diretivos do ramo da ciência de defesa nacional.
Segundo a linha estratégica em matéria de modernização de artilharia na construção das forças armadas, apresentada pelo Sétimo Congresso do PTC, os funcionários, cientistas e técnicos desenvolveram em curto prazo o novo projétil de lançamento múltiplo de mísseis teledirigidos que terá papel protagonístico na operação militar terrestre.
Escutando explicações sobre o sistema de armamento, tomou conhecimento detalhado do estado de desenvolvimento.
Foi realizado o disparo de ensaio.

Através da prova foi confirmado de modo científico que chegaram ao valor do design dos dados táticos e as características técnicas de novos projéteis e verificado a efetividade da aplicação no combate real.
O Máximo Dirigente mostrou reiteradamente satisfação pelos resultados do ensaio e disse que estes incomodarão muito às forças que tornaram-se alvo deste armamento.
Avaliou altamente os esforços do setor da ciência de defesa nacional e os trabalhadores do ramo da indústria bélica que aperfeiçoaram outro sistema excelente de lançamento múltiplo de mísseis reativos autopropulsados ao estilo coreano que tem suma importância estratégica em potencializar a combatividade do EPC.
____________________________________
Com informações de KCNA
Centro de Estudos da Política Songun – Brasil