No dia 29 de novembro de 2018, a convite da Frente Nacional Trabalhista – FNT, Lucas Rubio, Presidente do Centro de Estudos da Política Songun – Brasil, participou de uma reunião na sede carioca da Federação dos Servidores Públicos Municipais no Estado do Rio de Janeiro. O evento foi mediado por representantes da FNT.
Na ocasião, Lucas Rubio pôde falar sobre sua experiência durante a visita à República Popular Democrática da Coreia em setembro de 2018, bem como elucidar a evolução histórica que causou a criação dessa experiência socialista bem-sucedida que resiste até os dias de hoje.
Foram 3 horas de reunião com um público atencioso, que permaneceu até o fim da apresentação e participou de muitas formas positivas fazendo várias perguntas e apontamentos.
Na plateia, figuras importantes marcaram presença. Compareceram ao evento Daniel Mazola e Iluska Lopes, da Tribuna da Imprensa Sindical, Alessandra Scangarelli, da Revista InterTelas, Ramez Maloouf, pesquisador brasileiro destacado em seus estudos sobre Oriente Médio, além de outras personalidades intelectuais e trabalhadoras.
Durante as horas de conversa, foi explicada a questão histórica da Revolução Coreana em seus momentos importantes, como a formação da guerrilha revolucionária de Kim Il Sung, a fundação do Estado Socialista em 1948, que comemorou 70 anos em 2018, a Guerra de Libertação da Pátria (1950-1953) e a construção socialista.
A delicada questão dos anos 1990 e o desenvolvimento balístico e nuclear do Exército Popular da Coreia também foram debatidos.
O palestrante teve a oportunidade de ilustrar os seus 10 dias na República Popular Democrática da Coreia mostrando ao público registros realizados por ele mesmo em diversos lugares diferentes da Coreia.
O público se mostrou muito interessado e curioso com as fotos, muitos demonstrando grande surpresa ao ver uma Coreia do Norte que a mídia jamais mostra.
O público realizou perguntas diversas, que foram todas respondidas.
No fim, André Nunes, representante da FNT, realizou uma rápida entrevista, que pode ser vista a seguir: